É uma técnica massoterápica que estimula o Sistema Linfático com a finalidade de mobilizar as toxinas presentes nos vasos linfáticos em direção aos rins, para que estas sejam eliminadas. A drenagem linfática utiliza-se de movimentos leves e suaves. Primeiro, ativa-se os linfocentros (conjuntos de linfonodos) através de bombeamentos com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Em seguida, através de movimentos de deslizamento, drena-se o líquido em direção aos linfocentros, que por sua vez farão a filtragem, levando as toxinas em direção aos rins. Esta técnica jamais deverá causar dor. Existem dois tipos de drenagem linfática: corporal e facial.
A drenagem linfática facial é indicada para melhorar o aspecto da pele, para renovar as células, para eliminar processos edematosos, patologia dermatológicas pré e pós operatório de cirurgias faciais reparadoras. Pode ser aplicada para:
• Acelera a cicatrização dos tecidos;
• Promove relaxamento;
• Afecções dermatológicas;
• Pré – pós cirurgias plásticas;
• Hematomas;
• Sinusites e afecções oculares;
• Acne;
• Rosácea;
• Rejuvenescimento.
A sessão de drenagem linfática facial pode ser feita todos os dias, com duração média de 20 minutos, podendo ser estendida para 30 minutos quando se adicionar uma massagem capilar. Em ambiente calmo e agradável, o paciente deita-se em posição confortável, ouvindo música suave durante a sessão. Recomenda-se usar sunga ou biquíni durante a sessão.
Facial e Corporal Contra–indicação absoluta: pacientes com histórico de tumor maligno, tuberculose e infecções agudas. Contra–indicação relativa: pacientes com insuficiência cardíaca descompensada, insuficiência renal, presença de colostomia, asma bronquial, flebite, tromboses, tromboflebites, hipotensão. Casos como estes necessitam de autorização médica por escrito.
É preciso tomar em média 2 litros por dia de água, uma vez que as toxinas serão liberadas através da urina. Manter uma saudável e variada dieta alimentar, evitando frituras, gordura, álcool e enlatados. Incluir em sua rotina diária exercícios físicos.
DRENAGEM LINFÁTICA PRÉ OPERATÓRIA :
Visa nutrir o tecido cutâneo, amplia mecanismos biológicos, acelera reações naturais no organismo, melhora oxigenação e nutrição celular, colocando o sistema imunológico em alerta e pronto para reagir adequadamente ao estímulo operatório.
DRENAGEM LINFÁTICA PÓS OPERATÓRIA :
Diminui o inchaço , ajuda a cicatrização, previne fibrose, pois diminui a dormência e a sensibilidade no local da incisão, prevenindo também e controlando edemas decorrentes de má circulação linfática, terminando por otimizar os resultados da cirurgia.